sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Protocolo de Kioto


O Protocolo de Kioto, resultado da Conferência das Partes (Japão, 1997), é um tratado com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Estabelece que os países desenvolvidos terão a obrigação de reduzir a quantidade de seis gases efeito estufa pelo menos 5%, em relação aos níveis de 1990. O plano para reduzir os gases deverá ser posto em prática entre 2008 e 2012.
As reduções das emissões deverão abranger várias atividades econômicas. O Protocolo estimula os países a cooperarem entre si através de algumas ações básicas como: reformar os setores de energia e transportes, promover o uso de fontes energéticas renováveis, limitar as emissões, proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
O Protocolo de Kioto só entrará em vigor depois que pelo menos 55 partes da Convenção tiverem ratificado o compromisso. Em março de 2001, o presidente George W. Bush anunciou que os Estados Unidos – um dos principais emissores de gases efeito estufa – não iram ratificar o Protocolo.

Postado por Eduarda

Nenhum comentário: